A construção convencional é um método bastante popular utilizado nas construções, sendo que sua base é formada por materiais como o tijolo, vigas, pilares e lajes.
Seus vãos podem ser preenchidos pelo tijolo cerâmica ou tijolo de barro. É preciso utilizar os pilares, colunas, vigas, sapatas e brocas para que o peso da construção seja distribuído igualmente.
Outra característica desse tipo de construção é sua função de vedação — ou fechamento, da qual o objetivo é fechar o formato da obra entre colunas e vigas, sem atrapalhar o restante do projeto.
Embora seja um método bastante utilizado, o uso das estruturas, juntas e vedação dão margem a possíveis “gambiarras” e improvisos que podem não ser tão interessantes assim em uma construção.
Além disso, para uma posterior instalação de tubulações elétricas e hidráulicas, será preciso perfurar a parede, uma vez que a instalação precisa ser realizada com a alvenaria pronta. Isso pode gerar uma grande quantidade de entulho e desperdício de materiais.
Agora que você já conhece sobre construção convencional, vamos falar sobre a alvenaria estrutural?
O método da alvenaria estrutural é caracterizado pelo uso de blocos de concreto ou cerâmicos autoportantes. Surgiu como um substituto da construção convencional, uma vez que não é preciso utilizar vigas e pilares para o sustentamento da construção, até porque o fator responsável pela função estrutural dessa técnica são as próprias paredes da edificação. Isso faz com que a obra seja mais barata, limpa e rápida.
É importante destacar que é uma alvenaria feita com o propósito de sustentar o peso da estrutura, portanto não deve ser confundida com a alvenaria de vedação.
A técnica da alvenaria estrutural vem ganhando cada vez mais popularidade e é possível observar a utilização desse método em, principalmente, pequenas construções como os sobrados. Além disso, também e é possível sustentar projetos de 3 a 20 pavimentos, ambientes comerciais e prédios.
Ao optar por utilizar o método da alvenaria estrutural o responsável pela obra reduz a quantidade de madeira, aço e concreto e consegue finalizar seu projeto mais rapidamente.
Outro ponto importante é que a obra é moldada com base no tamanho bloco, isso diminui o risco de erros com as medidas. E as tubulações elétricas e hidráulicas são instaladas durante o levantamento da alvenaria, o que pode ser interessante para o controle de desperdício de materiais.
Vale ressaltar que a alvenaria estrutural deve atender às exigências da ABNT — Associação Brasileira de Normas Técnicas – que busca garantir qualidade e segurança à construção.
E quando o assunto é planejamento, é importante ressaltar que o projeto deve ser realizado por um arquiteto, acompanhado por um calculista e efetuado por pedreiros que já conhecem a alvenaria estrutural.
Gostou de conhecer sobre as diferenças entre a construção convencional e alvenaria estrutural? Se sim, não esqueça de seguir a gente nas redes sociais @uberprepremoldados