Blog

Por: .

O que é melhor usar em uma obra, alvenaria estrutural, construção convencional ou parede de concreto?

 

 

Tem uma obra para começar e ainda não sabe qual método utilizar na sua construção?

A Uberpre  preparou um material especial para você entender qual é a técnica certa para a sua obra.
Se ainda não sabe a diferença entre alvenaria estrutural e construção convencional, não tem problema. É só clicar aqui que você vai estar por dentro de tudo e pronto para entender mais sobre essas técnicas. 

Vantagens e desvantagens:


 Construção convencional 

 

Como já falamos em um dos nossos primeiros posts, a construção convencional é um método bastante popular nas construções e por isso, tem vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração na hora de fazer a sua escolha. 
Lembrando que esse método utiliza vigas e pilastras e tem como objetivo, a separação de ambientes — conhecido também como vedação. 
Os materiais necessários ao optar pela construção convencional são tijolos, ferragem para as pilastras e vigas, concreto armado e blocos cerâmicos vazados. 
As vantagens ao se utilizar esse tipo de método é a facilidade para elaborar diversos projetos, uma vez que não se segue nenhuma forma pronta. No entanto, problemas no prumo ou nível podem calhar de acontecer. 
Outro ponto que pode não ser tão interessante assim, é o desperdício de materiais, uma vez que a instalação hidráulica e elétrica deve acontecer somente com as paredes já finalizadas. 

Alvenaria estrutural 


Já a alvenaria estrutural ficou conhecida como um substituto da construção convencional, por justamente não precisar de vigas e pilares para o sustento da obra.
Os materiais necessários para utilizar esse processo são os blocos cerâmicos e de concreto. Um dos pontos principais, é que enquanto as paredes são construídas também é feita a instalação elétrica e hidráulica. O que reduz bastante o desperdício de materiais — cerca de 30% e o tempo de obra. 
Lembrando que a alvenaria estrutural deve atender às exigências da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – que busca garantir qualidade e segurança à construção. 
Em quais construções utilizar a alvenaria estrutural? 
A alvenaria estrutural vem ganhando cada vez mais espaço nas construções brasileiras, você pode aplicar esse método em:
•    Prédios residenciais: é uma ótima escolha para quem quer construir um sobrado pequeno, imóveis populares e prédios com até 20 pavimentos. 
•    Imóveis Comerciais: esse modelo é ótimo para construções de pequeno e médio porte. Podendo ser utilizada em escritórios, escolas e prédios públicos.

Parede de concreto 

O método conhecido como parede de concreto é um sistema em que a estrutura e a vedação são feitas por um único elemento: a parede de concreto, que é moldada in loco — o termo in loco é uma expressão originária do latim que tem como significado “no próprio local” ou “no lugar”. Nela podem também ser incorporadas, parcialmente, instalações e esquadrias.
É sistema construtivo racionalizado, que permite fazer um planejamento completo da obra. Ele permite atividades artesanais e improvisações, o que diminui o número de operários no canteiro. 
As suas desvantagens estão ligadas com o alto curso em relação às formas, como em grande maioria dos casos elas são moldadas para cada projeto, não são reutilizáveis. E por último, caso reformas sejam necessárias, os custos serão exorbitantes pois será preciso quebrar as paredes.  
Até a próxima! 
 

.